terça-feira, 16 de março de 2010

No deserto




A primeira vez que li os evangelhos, fiquei espantado com Marcos: ele escreve de um modo quase telegráfico, frases curtíssimas, laconismo absoluto. Seria preguiça, ou faltaria material onde escrever e por isso a economia? Comparando com o evangelho de Mateus é gritante a diferença, para tratar de um mesmo assunto, a Tentação no deserto, por exemplo, enquanto Marcos diz tudo em duas linhas , Mateus faz o mesmo com quase dez vezes mais.
Não posso dizer qual maneira é melhor, ou mais bela, porém posso entender que apenas a confiança absoluta no poder da palavra como símbolo capaz de abrir verdadeiros oceanos de significação pode dar a alguém o despojamento para produzir um texto com tão poucas palavras e ficar seguro de que a mensagem será conhecida. E é o que Marcos faz.
Aí estão os textos:

Marcos 1, 12-13
Tentação no deserto — E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ele esteve no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás; e vivia entre as feras, e os anjos o serviam.


Mateus 4, 1-11
Tentação no deserto — Então Jesus foi levado pelo Espírito pa­ra o deserto, para ser tentado pelo diabo. Por quarenta dias e quarenta noites esteve jejuando. Depois teve fome. Então, aproximando se o tentador, disse-lhe: "Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se trans­formem em pães". Mas Jesus respondeu: "Está escrito:
Não só de pão vive o homem,
mas de toda palavra que sai da boca
de Deus."
Então o diabo o levou à Cidade Santa e o colocou sobre o pináculo do Templo e disse-lhe: "Se és Filho de Deus, atira-te para baixo, porque está escrito:
Ele dará ordem a seus anjos a teu respeito,
e eles te tomarão pelas mãos,
para que não tropeces em nenhuma pedra."
Respondeu-lhe Jesus: "Também está escrito:
Não tentarás ao Senhor teu Deus."
Tornou o diabo a levá-lo, agora para um monte muito alto. E mostrou-lhe todos os reinos do mundo com o seu esplendor e disse-lhe: "Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares". Aí Jesus lhe disse: "Vai-te, Satanás, porque está escrito:
Ao Senhor teu Deus adorarás
e só a ele prestarás culto."
Com isso, o diabo o deixou. E os anjos de Deus se aproximaram e puseram-se a servi-lo.
(textos de Marcos e Mateus colhidos em A Bíblia de Jerusalém, edições Paulinas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário